Bem-vindo ao GReo

 
 

O Grupo de Reologia (GReo) da PUC-Rio foi fundado em 1995 para atender às necessidades de pesquisa científica voltada para aplicações industriais. Tem como principais objetivos:

  1. a formação de pessoal em nível de graduação e pós-graduação, e

  2. a pesquisa científica aplicada a problemas industriais.

É formado por uma equipe técnica altamente qualificada, incluindo professores doutores, engenheiros, técnicos, e alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

As atividades do GReo incluem o desenvolvimento de projetos de pesquisa abordando importantes desafios científicos e tecnológicos, os quais envolvem principalmente escoamentos de fluidos não newtonianos tais como líquidos poliméricos (plásticos, soluções poliméricas), suspensões (pastas, lamas, cimentos), emulsões (água/petróleo, maionese) e espumas.

Estes projetos de pesquisa têm como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento necessário à remoção de barreiras tecnológicas que impedem a melhoria de processos industriais.

O GReo possui laboratórios equipados com modernos reômetros e diversos outros equipamentos de última geração.  Seus clientes são a PETROBRAS, Shell, Vale e muitos outros, para quem presta serviços de curta duração (análises de problemas industriais, caracterizações reológicas, medições de propriedades, calibrações) e de longa duração (projetos de pesquisa).

Quem somos